Dicas

A Importância da Água

Vou começar a conversa com uma pergunta interessante:

Com o que você enxágua suas roupas ou louças na hora de lavar?
Com chá?
Com chimarrão?
Com suco?
Com coca-cola?
Acredito que não! Imagino que usem água para isso!

Então por que usam outros líquidos para “enxaguar” seu corpo?

A água tem varias funções no nosso organismo que se resumem em enxaguar e hidratar. Por isso fiz a pergunta acima, para que comecemos a pensar no que estamos fazendo com nós mesmos.

Existem alguns momentos bem importantes para tomarmos água, vou lista-los abaixo:
– Logo que acordamos
– Até 30 minutos antes do almoço e da janta
– 2 horas após o almoço e a janta
– Antes de dormir
Vamos imaginar que em cada um desses momentos tomamos um copo de 200ml, já soma 1 litro. Se tomarmos mais 2 copos de 200ml durante a manhã e mais 2 durante a tarde já somam 1,8 litros, mais um copinho perdido durante o dia já dá os 2 litros recomendados por dia. Façam o teste. Vejam como pode ser simples tomar água.

Todos sabem que a água hidrata, sim, mas o que é isso e para o que serve?

Um organismo bem hidratado vai fazer suas funções com mais facilidade, vamos falar hoje sobre as funções digestivas, mas quero que lembrem que todos os órgãos precisam de água para funcionar.

Nosso aparelho digestivo é um sistema movido a água. Vamos começar pela boca. A água faz a produção ideal da saliva que vai dar inicio a digestão dos alimentos. A saliva vai também dar uma melhor forma para o alimento chegar bem ao estômago, isso se bem mastigado, é claro.

No estômago a água é responsável pela produção do suco gástrico e proteção de mucosa digestiva, mas a água ingerida fora das refeições, pois a água ingerida junto das refeições dilui o suco gástrico e dificulta a digestão. A sugestão de sempre iniciar as principais refeições com alimentos crus é justamente para hidratação neste horário. Os alimentos crus tem bastante água dentro deles.

Já o intestino é totalmente dependente de água, ela é quem vai hidratar as fezes e formar um bolo fecal ideal para ser facilmente eliminado. A falta de água no intestino vai formar gases, dificultar a eliminação de fezes e assim a absorção dos nutrientes estará comprometida. Nos casos de diarreia, não é um excesso de água ingerida e sim, por algum motivo o intestino precisou hidratar as fezes para serem rapidamente eliminadas e quando tem uma baixa oferta de água no organismo, o intestino vai captar água de outros órgãos e isso é bastante negativo para o funcionamento ideal de todo organismo.

Quando separamos os alimentos crus dos cozidos nosso organismo aproveita melhor a oferta de nutrientes e a digestão é bem mais tranquila, evitando desconfortos tão comuns no dia-a-dia.

Estas são dicas muito gerais que fazem bem a qualquer um de nós. Como sou especialista em alergias alimentares e distúrbios gastrointestinais, sei bem que cada caso é um caso, nem todos os sintomas vão desaparecer apenas com essas dicas, mas já ajudam.

× Olá!