Dicas

A Importância do Café da Manhã

Por que o café da manhã é tão importante?

É bastante comum no meu dia-a-dia no consultório ver pessoas que não fazem a primeira refeição do dia logo que acordam. Ou por falta de tempo, ou por não sentirem fome ou por falta de costume mesmo. Eu procuro orientar essas pessoas sobre a importância desta refeição, ela vai dizer muito sobre o restante do nosso dia.

Sabe aquela vontade de comer doce no final do dia? Pode ser falta de proteínas no café da manha.

Sabe aquela gordurinha localizada na região da cintura? Pode ser resistência periférica a insulina pela falta do café da manhã e longos períodos em jejum (noite e manhã).

Falando em gordurinha localizada, para auxiliar no emagrecimento, o quanto antes fizermos uma refeição ao acordar, melhor. Nosso metabolismo sabe que dormiu e para acordar é preciso comer. Nosso metabolismo só acorda após a primeira refeição e a partir daí começa a gastar/liberar energia.

Imaginem aquelas pessoas gordinhas que a primeira refeição do dia é o almoço as 13 horas da tarde, sendo que acorda as 7 horas e já começa a trabalhar ou a estudar. O organismo desta pessoa vai guardar o máximo possível de energia, como já expliquei em posts anteriores.

Então meus queridos, vamos tratar de comer logo que acordarmos e para os que tem necessidade de doce no final do dia, vamos acrescentar um ovo mexido nesta refeição, que tal?

× Olá!