Dicas

A Importância do Estômago

A maioria dos alimentos chega em pedaços ao estômago devido a uma mastigação rápida.E isso é um problema grande. Sem a mastigação adequada o cérebro não manda informação suficiente para a produção de enzimas digestivas.

Essas enzimas tem duas principais e importantes funções:
1- Proteger as paredes do estômago contra a acidez normal no seu interior.
2- Digerir os alimentos, ou seja, quebrar os alimentos em micro partículas chamadas de micronutrientes.

Quando a quantidade de enzimas está baixa e o estômago cheio de alimentos inteiros acontece uma pane. A digestão não consegue cumprir seu papel e a proteção da parede estomacal fica sensível e isso causa inicialmente dores, depois gastrite, ulcera e por aí vai.

É bastante comum pessoas me procurarem com má digestão, desconforto, dor e distensão abdominal devido a baixa produção enzimática. Em muitos casos a mastigação não é a única responsável. Existem pessoas com uma tendência a baixa produção e nesses casos é preciso estimular.

Mas o pior ainda está por vir, pois o estômago acaba mandado para o intestino partículas que ainda não estão quebradas em micronutrientes, ou seja, elas são muito grandes e não conseguem ser absorvidas.

O intestino, por sua vez, já está agredido com micro fissuras entre as células. Essa agressão se dá por todo processo de má digestão, falta de enzimas e também pelo uso exagerado de medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgicos e outros. Além de baixo consumo de água, estresse, agrotóxicos e etc.

Essas partículas caem pelas fissuras diretamente para a circulação sanguínea. Neste momento nosso organismo não entende que elas são nutrientes e considera como corpos estranhos que precisam ser eliminadas com urgência.

Para elimina-las entra em ação o sistema imunológico. Sim, falei sistema imunológico! É ele quem vai limpar nosso organismo. Você deve estar de pensando: Mas é comida e não sujeira! Justamente, é ai que está o problema.

Nosso sistema imunológico fica sobrecarregado eliminando partículas que deveriam ser aproveitadas para nossa saúde e aí começam vários outros problemas…

O que eu quero que vocês saibam, é que tem como tratar essas microfissuras e deixar o intestino integro novamente.

Na figura, as bolinhas vermelhas representam os nutrientes sendo absorvidos da forma correta e as bolinhas verdes representam as partículas grandes caindo diretamente para a circulação sanguínea.

× Olá!