Dicas

Alimentação Infantil

Muitas são as duvidas sobre a alimentação infantil.

Vamos começar uma serie de posts falando sobre o assunto.

A alimentação de uma criança inicia na barriga da mãe, mas não vou falar agora de alimentação de gestantes.

Após o nascimento a criança deve ser alimentada EXCLUSIVO no peito materno ATÉ OS 6 MESES DE VIDA! Nem água, nem chá, nem coisa alguma antes desta data.

A menos que a mãe não tenha leite suficiente. E mesmo assim, existem vários recursos estimulantes da produção do leite. Eu fui um desses casos. Nos primeiros 15 dias de nascimento da minha filha eu não tive leite suficiente. A partir daí passei a tomar tintura de algodoeiro e chá da mamãe e passei a produzir quantidade suficiente. Amamentar seu filho é a primeira melhor coisa que uma mãe pode fazer pela saúde da criança.

É muito importante respeitar o tempo de 6 meses de aleitamento exclusivo para que o intestino tenha condições de ir amadurecendo. Qualquer outra substância ingerida nesta época vai comprometer o amadurecimento intestinal.
Após os 6 meses de aleitamento materno exclusivo, iniciamos com frutas. Eu sugiro em 2 momentos no dia, uma vez em forma de suco e na outra em forma de fruta natural (raspadinha ou amassada).

Após 30 dias de frutas inicia-se as papinhas alem das frutas. Eu sugiro que iniciem com os legumes mais amargos e de paladar menos aceitável para os adultos. Isso porque a criança está em formação das papilas gustativas e não vai estranhar o sabor, muito pelo contrário, assim vai ativas as papilas para aceitar sabores variados no futuro.

Confira abaixo tabela com os alimentos liberados a cada fase dos bebes:

tabela bebes

Quero esclarecer aqui porque é tão importante o cuidado com a introdução dos alimentos para o bebe.

O intestino do bebe ao nascer é hiperpermeável, ou seja, tem capacidade de absorver molecular maiores oriundas do leite materno. Até os 4 anos de vida o intestino do bebe deve estar maduro e pronto para absorver micro partículas, os micronutrientes.

Para o amadurecimento ideal do intestino é fundamental a introdução correta dos alimentos e retardar o máximo possível a oferta de alimentos agressores como açúcar, glúten e gorduras, até mesmo o leite de vaca.

Existem também suplementos nutricionais que auxiliam este processo.

× Olá!