Receitas

Benefícios da Banana Verde

Considerada hoje uma das principais fontes de amido resistente, pode ser consumida normalmente cozida e quando ainda verde. Este importante alimento funcional, além de rico em carboidratos e energia, possui elevadas porções de minerais e vitaminas.

O consumo da banana verde contribui para o bom funcionamento do intestino, pois a biomassa é extraída por meio do cozimento e processamento da banana verde.
Você sabia que a banana verde pode substituir leite condensado, creme de leite, leite e maionese para dar liga às receitas? A fruta é pouco calórica, rica em amido resistente, que age no organismo como as fibras, e com baixo índice glicêmico, o que contribui para manter a quantidade ideal de glicose no sangue e aumentar a saciedade.
Para consumi-la de forma adequada você pode utilizar qualquer tipo de banana, mas é importante que elas cheguem à sua cozinha diretamente do produtor. As bananas verdes encontradas em supermercados sofrem um processo de aclimatização para acelerar o processo de amadurecimento.
Lave as bananas com água e sabão. Em seguida, enxague abundantemente.
Durante o cozimento, quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo e espere oito minutos para desligá-lo. Não abra a panela antes da hora, pois a pressão deve sair naturalmente.
A biomassa de banana verde dura de três a seis meses no congelador. Na geladeira, o ideal é consumi-la em até quatro dias.
Após pronta pode ser aplicada em vários produtos alimentícios, beneficiando a digestão, melhorando a nutrição, atingindo todas as faixas etárias, desde crianças até pessoas da terceira idade, pois ela é um amido resistente, rica em fibras, contém sais e minerais, potássio e vitaminas do complexo B.
Com a biomassa da banana verde é possível produzir alimentos muito mais saudáveis, agregando valor nutricional aos mais variados tipos de pratos.

Biomassa de Banana Verde

• Ingredientes
– 4 bananas-nanicas verdes

• Modo de fazer
Coloque as bananas numa panela de pressão e cubra com água. Cozinhe por 15 minutos e escorra. Amasse (ou passe no processador) a polpa ainda quente até formar um purê. Guarde na geladeira (dura quatro dias) e use aos poucos.

Rendimento: 16 colheres (sopa)
Calorias por colher: 23

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