Dicas

Dietas Monótonas

Continuando o assunto sobre o processo inflamatório interno. Imagino que vocês tenham entendido o quanto isso é importante e o quanto temos que cuidar disso.

Hoje vamos falar um pouco sobre mais um fator agravante no processo inflamatório. As dietas monótonas.

O que é uma dieta monótona?

Dieta monótona, infelizmente, é a dieta mais fácil de se fazer. É quando comemos praticamente as mesmas coisas todos os dias, e o que é pior, comemos as mesmas coisas em todas as refeições. Por exemplo, o café da manhã é igual ao lanche feito no horário da janta e o almoço ser igual todos os dias.

Esse tipo de hábito vejo bastante comum no consultório. Hoje nossa vida é mais corrida e caprichar no preparo de refeições acaba ficando sempre para o dia seguinte. Os dias vão passando, quando vemos passaram meses ou anos e nossa alimentação não varia muito. E com isso nossa saúde e bem estar vão acabando junto com o tempo.

A diversidade de oferta de nutrientes é fundamental para nosso organismo se sentir saudável. Os micro nutrientes (vitaminas e minerais) são as matérias primas para todo o funcionamento adequado dos nossos órgãos.

Na falta desses micro nutrientes, nossos órgãos acabam se defendendo. Sabem como?

INFLAMANDO!!!

Isso mesmo, voltamos para o processo inflamatório, ou seja, não é apenas uma resposta alérgica, é também uma resposta a falta de matéria prima.

Queridos, vamos variar mais as nossas refeições. Uma dica muito valiosa é acrescentar salada na refeição da noite. Vejo que isso é raro no dia-a-dia das pessoas em geral. Mas vejam, salada não é só uma folha de alface e uma rodela de tomate. Salada é no mínimo 3 tipos de folhas diferentes e mais 2 tipos de vegetais crus.

Eu gosto muito de montar as dicas alimentares junto com os pacientes, para fazer isso dentro da realidade de tempo e disponibilidade de cada um. Se quiserem ajuda ou ideias, estou a disposição.

× Olá!