
Intolerância à Lactose
O leite é um dos que mais causam alergias e intolerância alimentar: nas proteínas do leite de vaca existem mais de 30 sítios alergênicos. Deve ser evitado, especialmente, em crianças até os 2 anos de vida. É totalmente contraindicado para crianças até 1 ano. O maior motivo de anemia nos dois primeiros anos de vida é a deficiência de ferro causada, principalmente, pelo uso inadequado do leite de vaca.
É preciso que fique claro que a LACTOSE é um açúcar. Ponto!!!
As pessoas que tem INTOLERÂNCIA à lactose NÃO digerem este açúcar, ou seja, não tem (ou tem em poucas quantidades) uma enzima chamada LACTASE.
Os sintomas são: diarreia, náuseas, gases, distensão abdominal e cólicas.
As pessoas que tem ALERGIA ao leite tem uma reação imunológica a PROTEÍNA do leite e NÃO ao açúcar. Neste caso NÃO adianta tirar a lactose.
Os sintomas são bem parecidos: diarreia, náuseas, gases, cólicas, urticárias, problemas respiratórios (rinite e sinusite), dor de cabeça, podendo chegar a edema de glote (mais raro).
Existem exames bem específicos para detectar tanto a intolerância quanto a alergia.
Nos casos de intolerância a lactose, médicos e nutricionistas recomendam suplementação de lactase, isso pode ajudar muito a controlar os sintomas desagradáveis quando a ingesta destes alimentos não puder ser evitada.
Se você sofre com esses sintomas ao consumir leite e derivados ou conhece alguém que tenha, procure ou indique ajuda, a vida pode ser bem mais tranquila com esse sintomas.

Benefícios da Banana Verde

Alergias Alimentares Imediatas
Você pode gostar

Alergias Alimentares Tardias
12 de março de 2015
Benefícios da Banana Verde
12 de março de 2015