Dicas

Intolerância à Lactose

O leite é um dos que mais causam alergias e intolerância alimentar: nas proteínas do leite de vaca existem mais de 30 sítios alergênicos. Deve ser evitado, especialmente, em crianças até os 2 anos de vida. É totalmente contraindicado para crianças até 1 ano. O maior motivo de anemia nos dois primeiros anos de vida é a deficiência de ferro causada, principalmente, pelo uso inadequado do leite de vaca.

É preciso que fique claro que a LACTOSE é um açúcar. Ponto!!!

As pessoas que tem INTOLERÂNCIA à lactose NÃO digerem este açúcar, ou seja, não tem (ou tem em poucas quantidades) uma enzima chamada LACTASE.
Os sintomas são: diarreia, náuseas, gases, distensão abdominal e cólicas.

As pessoas que tem ALERGIA ao leite tem uma reação imunológica a PROTEÍNA do leite e NÃO ao açúcar. Neste caso NÃO adianta tirar a lactose.
Os sintomas são bem parecidos: diarreia, náuseas, gases, cólicas, urticárias, problemas respiratórios (rinite e sinusite), dor de cabeça, podendo chegar a edema de glote (mais raro).

Existem exames bem específicos para detectar tanto a intolerância quanto a alergia.

Nos casos de intolerância a lactose, médicos e nutricionistas recomendam suplementação de lactase, isso pode ajudar muito a controlar os sintomas desagradáveis quando a ingesta destes alimentos não puder ser evitada.

Se você sofre com esses sintomas ao consumir leite e derivados ou conhece alguém que tenha, procure ou indique ajuda, a vida pode ser bem mais tranquila com esse sintomas.

10632776_695368917216370_5183254210544972972_n

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Olá!