
O que é Individualidade Bioquímica?
A nutrição funcional sempre fala que respeitamos a individualidade bioquímica. O que queremos dizer com isso é que cada pessoa reage de maneiras diferentes aos mesmos estímulos. Duas pessoas podem ter alergia ao mesmo alimento e manifestar sintomas diferentes. Ou mesmos sintomas para alérgenos diferentes.
Cada pessoa tem um órgão de choque diferente, ou seja, um órgão (ou sistema) que será sempre mais acatado que o outro. Por exemplo uma pessoa pode ter enxaquecas frequentes e outra ter problemas digestivos. Elas podem reagir ao mesmo alimento, mas em órgãos diferentes. Ou ainda, as pessoas podem reagir a alimentos diferentes com os mesmos sintomas. Tudo isso é a individualidade bioquímica.
Na semana passada atendi duas irmãs com queixas e reações bem diferentes. As duas são alérgicas ao amendoim e ao leite e reagem em órgãos diferentes. O tratamento nutricional também tem que ser diferente para elas, respeitando as individualidades. O interessante neste caso é que são crianças e são tratadas da mesma forma, comem as mesmas coisas e reagem diferente.
Por isso a dica de hoje é:
Não aceite tratamentos copiados, iguais para todos, isso com certeza não vai te fazer bem.

Como está seu sono?
Você pode gostar

Quando o Chocolate faz bem à Saúde?
1 de abril de 2013
Diferença entre a Nutrição Funcional e Nutrição Tradicional
12 de março de 2015