Dicas

Ordem dos Alimentos

Olá queridos, para iniciarmos a semana com o pé direito, vamos falar um pouco sobre a ordem em que devemos ingerir os alimentos. É um assunto bem extenso com vários detalhes, vou tentar não me estender muito.

Pensando no café da manhã, já temos uma dica ótima para aquelas pessoas que tem vontade de comer doce no final do dia. Essa vontade tem relação com a falta de proteínas ingeridas no café da manhã, ou seja, logo que acordamos. Se você é uma dessas pessoas, acrescente ovo mexido ou mussarela de búfala nesta refeição e observe como seu organismo reage.

Durante o período da manhã, é muito importante ingerir água para evitar a ingestão de líquidos durante o almoço. Os líquidos junto das refeições dificultam a digestão e assim estimulam a formação de gases e má digestão, mas isso é assunto para outro post.

Para as refeições maiores, como almoço e janta, a ordem ideal é a seguinte:
Primeiro prato: apenas alimentos crus. Bastante salada (no mínimo 3 tipos de folhas e mais 2 tipos de vegetais), pode temperar com ervas como, orégano, alecrim, manjericão, sálvia, etc, alem do azeite extra virgem e gotas de limão.
Segundo prato:
– cereais e legumes cozidos, ou seja, arroz (integral) e legumes cozidos.
– proteína animal (gado, frango, peru, peixe, ovo, porco, cordeiro etc).

Quando separamos os alimentos crus dos cozidos nosso organismo aproveita melhor a oferta de nutrientes e a digestão é bem mais tranquila, evitando desconfortos tão comuns no dia-a-dia.

Estas são dicas muito gerais que fazem bem a qualquer um de nós. Como sou especialista em alergias alimentares e distúrbios gastrointestinais, sei bem que cada caso é um caso, nem todos os sintomas vão desaparecer apenas com essas dicas, mas já ajudam.

× Olá!