Dicas

Sistema Imunológico X Alergia Alimentar

Olá pessoal, há algum tempo estamos falando sobre alergias alimentares, processo inflamatório e sistema imunológico. Agora vamos juntar tudo.

Como falei no post anterior, nosso sistema imunológico acaba atacando as particular de nutrientes não digeridas que caem na circulação sanguínea além é claro de vírus, bactérias e corpos estranhos de verdade. O problema é que com o número de partículas de nutrientes, o trabalho do aparelho imunológico fica dobrado e as vezes até triplicado e isso gera um acúmulo e uma sobrecarga ao sistema.

Esta sobrecarga chama-se Sistema do Complemento, onde são formadas bolsas grandes cheias de substancias que o aparelho imunológico julgou ser um problema. Neste momento são lançadas na circulação sanguínea substâncias químicas que vão exterminar essas bolsas acabando com tudo que está lá dentro de uma só vez. A substância química mais usada é a histamina.

Sim, falei histamina! Todos vocês sabem que anti histamínico é um remédio antialérgico. Ou seja, quando o aparelho imunológico entra em sobrecarga e tem que ativar o sistema do complemento, temos informação de alergia no nosso organismo.

Entendem agora porque tem se falado tanto em alergias? Porque tudo isso parece moda? Moda não é a alergia! Moda é o estilo de vida que as pessoas estão levando e nosso organismo está tentando se defender a isso.

Minha sugestão de hoje é que paremos para pensar no estilo de vida que estamos escolhendo para nós e para nossos filhos e comecemos a mudar um pouco que seja, isso já vai fazer uma boa diferença.

No consultório, conhecendo a história de vida de cada um e seus hábitos, posso dar sugestões mais apropriadas e individualizadas.

× Olá!